Criação de aplicativos: terceirizar ou não?

Criação de aplicativos: terceirizar ou não?

Quando falamos sobre criação de aplicativos, qual será a melhor opção: terceirizar com uma empresa especializada ou montar uma equipe dentro da própria organização para o desenvolvimento da tecnologia?

Neste artigo, você entenderá a opinião do time de especialistas da Prog IT sobre a criação de aplicativos.

Para saber mais, siga a leitura. 

A importância da qualidade na criação de aplicativos

A utilização de aplicativos tem batido recordes nos últimos anos. De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil, divulgada em junho de 2019, traz um panorama sobre a utilização de aplicativos no Brasil.

Um dado interessante é de que, em dois anos, subiu de 46% para 58% a proporção de internautas brasileiros que já realizaram compras in-app.

Além disso, alguns dados obtidos com os usuários de smarthphones chamam a atenção: 

– 35% dos entrevistados responderam que instalaram um aplicativo em seu celular em menos de 24 horas (a partir do momento da pesquisa). Além disso, 44% dos usuários instalaram apps há mais de 24 horas e menos e um mês (também a partir do momento em que a pesquisa foi aplicada). 

– 25% dos internautas retiraram o ícone do app de SMS da tela inicial do seu smartphone

– 13% retiraram o ícone do app de realização de chamadas da sua tela inicial do seu smartphone

Podemos perceber que a utilização de aplicativos é cada vez mais ampliada no Brasil. Recursos que antes eram utilizados cotidianamente (como SMS e chamadas de telefone tradicionais) foram substituídas por novas opções, através de aplicativos de relacionamento. 

Sendo assim, o aumento da utilização nos faz refletir sobre a importância da qualidade na criação de aplicativos. Como os usuários estão cada vez mais adeptos à tecnologia, buscar plataformas otimizadas e funcionais é essencial para que as empresas consigam manter a fidelidade do público.

Afinal, devo ou não terceirizar a criação de aplicativos para a minha empresa?

No artigo que explica como criar um aplicativo profissional, falamos sobre a importância de contar com uma equipe especializada para o desenvolvimento de apps. Como citado, não é apenas o desenvolvedor a pessoa responsável pela criação de um aplicativo. Entre os profissionais responsáveis pela elaboração de um app, temos por exemplo o front-end designer e front-end engineer, analista de sistemas, arquiteto de software, desenvolvedor/programador, analista de banco de dados, analista de testes e gerente de projetos. 

Por isso, a nossa resposta para a pergunta elencada neste artigo é justamente essa: um bom aplicativo é criado por uma equipe especialista na tarefa. 

Se a sua empresa está disposta a montar uma equipe composta por profissionais multidisciplinares, que poderão entregar a melhor solução aos seus clientes, a terceirização não é obrigatória. 

No entanto, os gestores devem ter em mente que constituir uma equipe robusta é sinônimo de investimento e que, muitas vezes, os esforços humanos e financeiros serão exageradamente grandes para o desenvolvimento de determinado projeto. Desta forma, é muito provável que a melhor opção para a sua organização é a contratação de uma empresa terceirizada para a criação de aplicativos.

Se você deseja saber mais sobre o nosso trabalho, clique aqui

Sobre o Autor

Giulia Schmitz administrator

Deixe uma resposta